Filipe Albuquerque conseguiu uma brilhante vitória na última jornada do European Le Mans Series em Portimão. Foi a segunda vitória da época no ELMS e a primeira conseguida em casa neste Campeonato. A fazer equipa com Phil Hanson no Ligier da United Autosports coube ao piloto de Coimbra efectuar os últimos ‘stints’ e, com o objectivo bem traçado, não deu tréguas aos adversários e chamou a si, na frente do seu público, mas um feito na sua carreira, subindo ao lugar mais alto do pódio.
Apesar de não ter conquistado títulos, a época de 2018 foi repleta de êxitos: começou o ano a vencer as 24 de Daytona e termina o ano a vencer as 4h de Portimão, agora é tempo de festejar: “Estou tão, mas tão feliz. Há alguns anos que corro em Portugal no ELMS e ainda não tinha conseguido este resultado. A felicidade é imensa não só por mim, mas pelo meu companheiro de equipa que fez um trabalho fora de série e pela equipa que nos proporcionou um carro espectacular”, começou por referir.
As 4h de Portimão foram sempre muito renhidas, com os primeiros classificados sempre muito perto uns dos outros, o que previa um final de corrida de loucos: “E foi mesmo. Tinha o segundo classificado muito perto, não podia cometer erros e por qualquer razão o carro começou a fugir de traseira. Tive que manter o foco a 200% porque não ia permitir que este resultado nos escapasse. Depois desta vitória, só falta conseguir o título no ELMS que já me escapou por algumas vezes. Quem sabe em 2019”, concluiu o piloto português.
A época 2018 chega ao fim para Filipe Albuquerque. No entanto, a época de 2019 começa logo no início de janeiro com os testes de preparação das 24h de Daytona.