Vítor Baía foi considerado um dos melhores guarda-redes do mundo nos últimos 25 anos pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol.
Vítor Baía foi considerado um dos melhores guarda-redes do mundo nos últimos 25 anos, ocupando o 15º lugar numa lista divulgada pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).
O guardião português, que já abandonou definitivamente os relvados, conseguiu 94 pontos no ranking, organizado em função das classificações anuais da IFFHS para o melhor guarda-redes no período compreendido entre 1987 e 2011.
O número 1 da lista é Gianluigi Buffon, guarda-redes da Juventus e da seleção italiana, que somou 226 pontos.
A completar o pódio surgem Iker Casillas, que representa atualmente o Real Madrid, com 213 pontos, e Edwin van der Sar (201 pontos), holandês que terminou a carreira o ano passado ao serviço dos ingleses do Manchester United.
Baía destacou-se na baliza do F.C.Porto, onde ganhou cinco campeonatos nacionais e duas taças de Portugal sofrendo 116 golos em sete épocas, o que corresponde a uma média de apenas 16,5 golos sofridos anualmente.
Além disso, representou também as cores da seleção nacional e passou duas épocas e meia no Barcelona, antes de regressar ao Dragão, onde terminou a carreira.
No ranking da IFFHS constam ainda outros dois portugueses, nomeadamente Ricardo, ex-guarda-redes do Sporting e que já representou a seleção portuguesa, que conseguiu 16 pontos e Eduardo, atualmente a jogar no SL Benfica, com apenas 9 pontos.