Nos ensaios clínicos realizados pelos investigadores do Jewish General Hospital e do Lady Davis Institute for Medical Research, os pacientes, selecionados aleatoriamente, receberam suplementos de vitamina C ou D durante um período de sete a dez dias. Verificou-se, a nível clínico e estatístico, que os pacientes que receberam vitamina C apresentaram uma rápida melhoria do estado de humor.
O mesmo não sucedeu com os pacientes que tomaram vitamina D. Segundo os cientistas, esta é uma boa prova de que não se trata de uma resposta placebo.
“Estudos anteriores, realizados tanto no nosso hospital como noutros centros, demonstraram que a maioria dos pacientes agudos hospitalizados apresenta níveis anormais de vitaminas C e D no sangue”, explicou, em comunicado de imprensa, John L. Hoffer, investigador no Lady Davis Institute for Medical Research.
“Cerca de um em cada cinco pacientes agudos internados no nosso hospital tem níveis de vitamina C tão baixos que se aproximam do escorbuto (.), mas os pacientes raramente recebem suplementos vitamínicos. A maioria dos médicos ignora o problema”, refere o especialista.
[Notícia sugerida pela utilizadora Amália Martins]