Já é possível fazer uma visita virtual aos oito centros de dados do Google, localizados nos Estados Unidos, Finlândia e na Bélgica, que nos dão a conhecer os procedimentos que são feitos, diariamente, permitindo o uso do motor de busca, 24h por dia.
Já é possível fazer uma visita virtual aos oito centros de dados do Google, localizados nos Estados Unidos, Finlândia e na Bélgica, que nos dão a conhecer como os equipamentos e as pessoas que estão nos bastidores do maior motor de pesquisa do mundo.
Nas centenas de fotografias colocadas online no site da empresa é possível ver-se imagens com milhares de fios e tubos das cores do logótipo do Google, milhares de computadores que dão resposta às buscas efetuadas no Google, pessoas que supervisionam os servidores e estruturas de aço, por onde a energia passa, que asseguram o funcionamento quotidiano do motor de busca.
Todo este conteúdo visual está disponível no site do Google através de quatro menus: “Where the Internet lives” (Onde mora a Internet), que permite aceder às fotografias dos centros de tecnologia do Google, “The Tech” (A tecnologia), onde nos mostram aquilo que chamam da “internet física”, “The people”, onde estão expostas imagens dos funcionários que tornam possível a operacionalização do motor de busca e, por fim, “The Places” (Os locais), que contém fotografias dos oito centros de dados.
Entre os oito centros da empresa norte-americana, a comunicação é feita por via de uma fibra ótica com uma velocidade 200 mil vezes mais rápida da fibra utilizada em ambientes domésticos.
Já dentro das instalações de cada centro “onde mora a Internet”, os trabalhadores utilizam a G-bike a fim de se movimentarem de forma mais rápida dentro dos estabelecimentos.
Com esta iniciativa, os milhões de utilizadores que usam, todos os dias, o Google podem ficar a conhecer um pouco mais sobre os serviços da empresa e o que está por trás de cada simples “click” feito no motor de buscas mais visitado do mundo.
Clique AQUI para aceder ao site da Google para fazer uma visita virtual aos centros de dados da empresa.
[Notícia sugerida por Elsa Martins]