Os cuidados de saúde prestados pelo programa 'Cuidar' já ofereceram solução a problemas oftalmológicos a centenas de algarvios que aguardavam há anos por uma consulta no Serviço Nacional de Saúde.
Em nove meses, o programa levou a cabo mais de 4.000 consultas nos dois municípios, número nunca antes registado por qualquer programa de saúde local, informam as autarquias num comunicado conjunto enviado ao Boas Notícias.
Graças ao programa 'Cuidar' foi possível detetar, entre a população mais carenciada, patologias graves que chegaram mesmo a evitar situações de cegueira, diz o mesmo documento.
Desde a marcação de consulta até ao diagnóstico ou ao encaminhamento para cirurgia, o processo faz-se em pouco mais de um mês, pondo fim à espera de muitos munícipes que aguardavam por uma primeira consulta no Serviço Nacional de Saúde.
“Neste momento, não há ninguém em VRSA que não se trate por não dispor de capacidade económica. Este é claramente um sinal de que o projeto é um exemplo para o país e para a região e cumpre a matriz que caracteriza as nossas políticas sociais”, diz o autarca vila-realense, Luís Gomes, no mesmo comunicado.
Programa vai ser estendido às escolas
O 'Cuidar' deverá ser gradualmente estendido às escolas, sendo intenção da autarquia de VRSA (Vila Real de Santo António) efetuar um rastreio oftalmológico a todos os alunos do concelho.
Para divulgar o programa junto da população mais idosa, as equipas do projeto estão a igualmente a efetuar visitas porta a porta nas localidades rurais do concelho de Vila Real de Santo António ou nos centros de dia.
O programa 'Cuidar' inicia uma forma inovadora de partilha de recursos existentes. Nesta primeira fase, está centrado nas patologias ligadas à oftalmologia, tendo em consideração o aumento das listas de espera, nesta especialidade, no sul do país.