Foi com base em histórias de vida reais que seis escritores escreveram os textos do livro ?Isto Não É Um Conto?. As receitas revertem integralmente para a luta contra a violência doméstica.
Foi com base em histórias de vida reais que seis escritores escreveram os textos presentes no recém editado livro “Isto Não É Um Conto”. As receitas do livro, que tem ilustrações de Pedro Vieira, revertem integralmente para a luta contra a violência doméstica.
Na obra, intitulada “Isto Não É Um Conto”, os escritores Afonso Cruz, Alice Vieira, António Figueira, Karla Suárez, Maria Teresa Horta e Patrícia Reis denunciam, através da ficção, crimes verdadeiros que ocorreram dentro de lares portugueses.
O objetivo é que o livro seja “uma forma de ajudar a reconstruir vidas” já que “as receitas das vendas deste livro destinam-se integralmente a apoiar mulheres sobreviventes de violência doméstica, através de um fundo que permitirá o fortalecimento das respostas e dos serviços”, sublinham os promotores da iniciativa em comunicado.
Através desse fundo será possível “promover a segurança e autonomia das mulheres, jovens e crianças, devolvendo-lhes direitos tão elementares e vitais como a liberdade e a dignidade humanas”, acrescenta o comunicado enviado ao Boas Notícias.
No prefácio do livro, o sociólogo António Barreto alerta para a necessidade de não sermos cúmplices desta realidade, “nem sequer pela indiferença”.
Este projeto é uma iniciativa da Associação Link e contou com o apoio de diversas empresas para tomar a forma de livro – Fundação Montepio, Booktailors, Livrarias Bertrand, Finepaper e RPVP Designers. Os seus sete criadores, os seis escritores e Pedro Vieira (que também é escritor mas aqui contribui como ilustrador), abdicaram dos direitos de autor. O livro está à venda exclusivamente nas livrarias Bertrand.