Acabam de chegar ao mercado os vinhos Zom Coleção, engarrafados na garrafa Martín Berasategui System (MBS), fruto da aliança da tradição e experiência da família van Zeller com a modernidade e criatividade do chef Martín Berasategui, que coleciona estrelas Michelin desde 1981.
A familia van Zeller – há 14 gerações consecutivas no negócio dos vinhos do Douro, sendo a mais antiga em Portugal neste negócio de forma ininterrupta desde o início do século XVII – acaba de lançar, com o selo Barão Vilar, os vinhos Zom, marca premium da empresa.
Os vinhos Zom são o mais recente fruto da mais Antiga Região Demarcada do Mundo e devem o seu nome à ribeira de Zom, que se situa 2 km a sul de Freixo de Espada à Cinta, no Douro Superior, em pleno coração do Parque Natural do Douro Internacional, habitat da águia perdigueira ou águia de Bonelli, presente na ilustração do rótulo do Zom 2008 tinto.
O Zom tinto 2008 é um vinho praticamente sem madeira para ser bebido jovem e para exprimir o ´terroir` sem interferência da madeira, tornando-se também mais económico. Estes vinhos são de elevada qualidade e com um preço controlado, conforme exige o atual consumidor.
O Zom Colecção 2008 estagiou em barricas de carvalho francês durante 18 meses. Deixou-se uma pequena parte do lote em inox para lhe conferir frescura na altura do lote final. Tendo, quase em partes iguais, uvas provenientes de vinhas velhas do Douro Superior e das castas Touriga Nacional e Touriga Franca da mesma sub-região, é um vinho que revela o carácter romântico e tenaz desta região que é Património da Humanidade.
Atualmente, a Barão de Vilar exporta para França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Inglaterra, Irlanda, Polónia, Canadá, China, Brasil, EUA e Escandinávia, tendo sido esta região da Europa que representou maior crescimento na exportação no último ano, em particular a Dinamarca.
Chef Martín Berasategui System apresenta garrafa MBS
Como acentuará a sua têmpera com o passar dos anos, Zom foi o vinho escolhido para inaugurar em Portugal a garrafa Martín Berasategui System (MBS), concebida para vinhos sujeitos a formar depósito com estágios mais ou menos prolongados.
O chef Martín Berasategui – cujo restaurante com o seu nome, situado em Lasarte-Oria (Gipuzkoa), no País Basco, tem a classificação de três estrelas Michelin – deslocou-se pela primeira vez ao nosso país, no final de maio, para apresentar os vinhos tintos Zom e a sua garrafa MBS aos meios de comunicação social e aos setores da restauração e distribuição.
De manhã, o Porto recebeu a prova destes vinhos e a apresentação da garrafa MBS ao que se seguiu um almoço no Hotel Infante Sagres. À tarde foi a vez de Lisboa conhecer os vinhos Zom e a MBS terminando com um jantar no Pestana Palace Hotel – Palácio Vale Flor.
Nestes eventos, Martín Berasategui manifestou vontade de ter os vinhos Zom e alguns vinhos do Porto da Barão de Vilar nas cartas de todos os seus restaurantes distrubuídos pelo País Basco, Barcelona, Tenerife, Xangai, Sevilha e Bilbao.