Os resultados só serão anunciados publicamente no fim do mês, mas uma fonte da organização disse ao Boas Notícias que, este ano, a participação dos produtores portugueses (com 566 vinhos a concurso) aumentou quase 25% em relação a 2012, quando concorreram 461 vinhos nacionais.
Deste total, 253 vinhos conquistaram medalhas, das quais quatro foram Grandes Medalhas de Ouro, 102 Medalhas de Ouro e 147 de Prata.
Entre os mais de 6.200 vinhos que participaram, apenas 30 conseguiram conquistar as Grandes Medalhas de Ouro, pelo que “este é um resultado de excelência para um pequeno produtor como Portugal”, salienta a mesma fonte.
Além deste excelente resultado em termos de medalhas, Portugal foi o 5º país mais fortemente representado no concurso, em termos de participação, depois de Itália, Alemanha, Espanha e França.
De entre os vinhos portugueses premiados, o júri do concurso Mundus Vini 2013 destacou dois que agraciou com prémios especiais: o vinho Serra Mãe 2009 (Palmela), classificado como o melhor Tinto português, e o Quinta do Boicão DOC Bucelas Reserva como o melhor Branco.
Na competição estiveram em análise mais de 6.200 vinhos, de 44 países diferentes, avaliados por um júri constituído por mais de 250 especialistas.