Os prémios Sommelier Wine são atribuídos todos os anos aos vinhos que apresentam uma melhor qualidade de produção e que melhor se adaptam aos serviços de hotelaria e restauração daquele país. Como resultado, os 324 vencedores deste ano passam a integrar a lista que sugere as melhores bebidas para os estabelecimentos britânicos.
Na categoria de ouro, os vinhos portugueses arrecadaram nove medalhas. A produção vitivinícola do Douro recebeu cinco desses prémios, sendo que os vinhos alentejanos ficaram com três medalhas e a Companhia das Quintas, de Lisboa, uma medalha.
Em grande destaque esteve o Vinho do Porto, da Wiese & Krohn. A produção de 1982 desta companhia sedeada no Douro foi uma das doze premiadas com a distinção da “Escolha do Crítico”. “Um Porto inspirador a um preço francamente ridículo, um vinho merecedor do inaugural Prémio Auchterlonie”, descreve a organização do evento no seu site oficial.
12 de prata e 13 de bronze
As medalhas de bronze foram entregues a 13 vinhos portugueses, cinco deles entregues aos produtores do Douro. A produção alentejana foi distinguida com três medalhas e duas para a região das Beiras. Os restantes três prémios foram entregues à Quinta do Monte d'Oiro, de Lisboa, à Adega da Ponte da Barca, vila de Viana do Castelo, e à casa Aliança, da região da Bairrada.
Clique AQUI para aceder à lista dos vinhos premiados (em inglês).