Os vinhos portugueses conseguiram vencer em duas categorias, num evento que distingue apenas 10 vinhos em 10 categorias diferentes. Chile, Argentina, Espanha, Portugal, Itália e França, foram alguns dos principais países produtores de vinho que participaram no concurso.
O Moscatel de Setúbal Alambre 20 anos, recebeu 93,5 pontos em 100 pontos possíveis, tendo-lhe sido atribuído o “Prémio José Ivan dos Santos”, uma vez que foi o vinho que maior pontuação obteve em todas as dez categorias existentes.
Portugal sagrou-se vencedor na categoria de Fortificados e Doces, com o Almabre Moscatel de Setúbal 2010, e na categoria de Tinto Velho Mundo com o Pêra Grave Reserva Tinto 2011, que também foi considerado o melhor tinto da Península Ibérica em prova na Expo Vinis.
Espumante Nacional, Espumante Importado, Branco Nacional, Branco Importado, Rosado, Tinto Nacional, Tinto Novo Mundo, Tinto Velho Mundo (dividida nas subcategorias ‘Península Ibérica’ e ‘Itália, França, entre outros’) e Fortificados e Doces eram as categorias disponíveis.
O júri, formado por profissionais do sector, como escanções, jornalistas e bloguers, esteve reunido durante dois dias para degustar as amostras dos “néctares” existentes e selecionar os melhores dos melhores.
Clique AQUI para consultar os 10 premiados.
Notícia sugerida por Maria da Luz