Os vinhos portugueses continuam a conquistar os especialistas internacionais. Mais uma vez, a produção vinícola nacional esteve em grande destaque num concurso mundial, desta feita o Concours Mondial de Bruxelles, onde somou 288 medalhas.
Os vinhos portugueses continuam a conquistar os especialistas internacionais. Mais uma vez, a produção vinícola nacional esteve em grande destaque num concurso mundial, desta feita o Concours Mondial de Bruxelles, que terminou recentemente e em que Portugal surgiu no pódio como o 3º país mais medalhado, ultrapassado apenas por Espanha e França.
Depois de, como o Boas Notícias noticiou já esta semana, terem arrecadado 619 medalhas nos Decanter World Wine Awards do Reino Unido, os empresários do vinho portugueses garantiram 288 medalhas nesta edição do concurso belga, que decorreu em Bratislava, na Eslováquia, entre 10 e 12 de Maio, e que contou com um total de 8.200 vinhos oriundos de 50 países.
Foram 2.408 as medalhas atribuídas este ano e, de acordo com os resultados preliminares, França mantém a liderança com 709 distinções, seguida de perto por Espanha (524) e por Portugal, que fecha o pódio (288). A Itália foi também, como é habitual, um país muito premiado, com 276 medalhas.
No âmbito do concurso agraciaram-se, igualmente, os melhores dos melhores com a atribuição dos “Best Wine Trophy” para os vinhos que obtiveram as classificações mais altas em cada categoria. Portugal somou 9 Grandes Medalhas de Ouro (“Great Gold Medal”) e viu ainda o vinho do Douro “Duvalley Reserva 2010” conquistar o título de Melhor Tinto (“Best Red”) entre todos os participantes.
Os vencedores portugueses da Grande Medalha de Ouro foram o Adega de Favaios Colheita 1980 (Douro/Porto), Bridão Touriga Nacional 2009 (Tejo), Casa de Vilacetinho Grande Escolha 2012 (Minho), D'Oliveiras Madeira Wine 1987 (Madeira), Duvalley Reserva 2010 (Douro), Foral de Cantanhede Grande Reserva 2009 (Bairrada), Garrafeira dos Sócios 2007 (Alentejo) e Quinta de Sant'Ana Reserva 2008 (Lisboa).
Todos os vinhos a concurso foram avaliados por 'sommeliers', compradores, importadores, jornalistas e críticos vinícolas. No total foram 305 os especialistas, de 40 nacionalidades, que se reuniram durante três dias para escolher os grandes vencedores.
A próxima edição do Concours Mondial de Bruxelles vai realizar-se no próximo ano e vai voltar ao seu país natal, a Bélgica. Como forma de celebrar o 21º aniversário da competição, o evento vai ter lugar em Bruxelas nos dias 9, 10 e 11 de Maio de 2014.
Clique AQUI para conhecer todos os vencedores no site oficial do concurso.