A edição deste ano contou com a participação de 22 países e 3.700 vinhos que foram degustados, julgados e avaliados por 500 profissionais. A presidência foi confiada ao chef Denis Verneau que possui duas estrelas da Guia Michelin.
Dos 21 vinhos portugueses que foram premiados no Concurso Internacional de Lyon, destaque para os vinhos brancos que alcançaram o ouro: Quinta Vale D'Aldeia – Alvarinho (2014); Vale Dos Barris (2014) e Quinta Das Arcas – Conde Villar (2014).
Os vinhos tintos que obtiveram a distinção máxima foram os seguintes: Herdade Da Fonte Coberta (2013); Tapada de Coalheiros (2011); Achado (2012) e, por último, Colheita (2012). Os restantes vinhos premiados, 14, receberam medalhas de prata.
Este concurso foi criado em 2009 e a primeira edição foi lançada em 2010, tendo vindo a tornar-se cada vez mais prestigiado. A cada ano o evento regista um incremento de 25% no que toca à participação de produtores.
Neste ano, a organização brindou o seu público com algumas inovações, uma vez que decidiu abrir as portas, por primeira vez, a cervejas, bebidas espirituosas e alguns aperitivos. Desta maneira, os apreciadores de cerveja e outras bebidas também puderam desfrutar do prestigio e importância deste evento.
A competição está creditada pela DGCCRF (Direção Geral de Comércio, Consumo e Controle de Fraudes de França), o que torna possível que as medalhas que se obtêm no concurso possam figurar nas etiquetas dos vinhos.
Clique AQUI para ver todos os vinhos portugueses premiados.