Neste concurso participaram mais de 6 mil vinhos de todas as regiões vinícolas do mundo. Entre os 13 produtores que conquistaram as grandes medalhas de ouro, estão quatro vinhos produzidos em Portugal: o Touriga Nacional Vinho Regional Alentejano (Setúbal), o vinho do Porto Rozès 40 anos, o Porto 2007 Rozès Late Bottled Vintage e o Porto 2008 Rozès Noble Late Harvest.
Sobre as distinções conquistadas pelos vinhos nacionais, a responsável do gabinete de imprensa do concurso considerou, num email enviado ao Boas Notícias, “verdadeiramente impressionante que Portugal e Espanha tenham somado o maior número de Grandes Medalhas de Ouro, arrecadando quatro medalhas”. A mesma fonte adiantou que a Alemanha conquistou três grandes medalhas e a França apenas duas.
Os resultados oficiais do concurso apenas serão divulgados a 12 de Março, no site oficial da Mundus Vini, mas de acordo com um documento enviado ao Boas Notícias, Portugal conquistou ainda, além das quatro grandes medalhas de ouro, 59 medalhas de ouro e 47 medalhas de prata.
Com uma periodicidade anual, o concurso Mundus Vini conta com um júri constituído por 180 profissionais da área e é considerado, a nível internacional, um dos mais importantes eventos do setor dos vinhos do mundo.