Dirigido a importadores, profissionais da hotelaria e restauração, convidados e imprensa, o evento apresentará as mais recentes colheitas da Adega Cooperativa da Vidigueira, Adega de Borba, Adega Mayor, Ancomex, Cartuxa – Fundação Eugénio de Almeida, Cortes de Cima, Ecoserv, Esporão, Ferreira Malaquias, Herdade do Perdigão, Herdade do Peso, Herdade do Rocim, Herdade dos Coelheiros, Herdade de S. Miguel, J. Portugal Ramos, Monte da Capela, Monte da Penha, Monte da Ravasqueira e Solar dos Lobos.
Os dois eventos, que irão ter lugar no Epic Sana Luanda Hotel, na capital angolana, e no Hotel Terminus no Lobito, irão contar ainda com duas provas temáticas: uma primeira sobre “A Arte do Corte” e uma segunda sobre “As uvas tradicionais do Alentejo”, ambas conduzidas pelo escanção Português, Manuel Moreira.
Organizada pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), esta iniciativa surge na sequência da estratégia de promoção em mercados externos dos Vinhos do Alentejo, sendo Angola o principal mercado de exportação da atualidade.
Em 2013 contabilizaram-se um total de 4.452 mil litros de vinho alentejano exportado para território angolano, contra os 3.912 mil litros registados em 2012, o que representa um notório aumento no volume exportado de 14%.
O Alentejo é a região líder no mercado nacional – quer na quota de mercado em volume (44,9%) quer em valor (46,7%), segundo os dados ACNielsen, na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC e IG.
Os Vinhos do Alentejo juntam 263 produtores e 97 comerciantes numa área total de vinha de 21 970 hectares, sendo que a área total de vinha aprovada para DOC Alentejano é de 11 371 hectares.