Um composto natural presente no vinho tinto, bem como em alguns frutos e também nas nozes, pode melhorar a função cardíaca e esquelética, a força muscular e o desempenho físico.
Uma equipa de cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, descobriu que um composto natural presente no vinho tinto, bem como em alguns frutos e também nas nozes, pode melhorar a função cardíaca e esquelética, a força muscular e o desempenho físico.
O estudo realizado em ratos e publicado em Maio no Journal of Physiology demonstrou que os animais que receberam uma dieta com elevadas doses do composto – um antioxidante denominado resveratrol – deram sinais de maior resistência durante a atividade física.
“Ficámos entusiasmados quando constatámos que o resveratrol produziu resultados semelhantes aos alcançados com exercício físico de resistência”, explicou Jason Dyck, coordenador da investigação e professor daquela universidade canadiana.
“Percebemos imediatamente o potencial desta descoberta e acreditamos ter encontrado uma forma de melhorar o desempenho físico a partir de um comprimido com base no composto”, acrescentou o especialista, em comunicado divulgado pela instituição de ensino superior.
Nos próximos meses, Dyck e a sua equipa vão começar a testar o resveratrol em diabéticos com problemas cardíacos para compreender se o composto natural é capaz de melhorar a função dos seus corações. “É muito gratificante deixar a investigação básica de laboratório e progredir para testes em pessoas em pouco tempo”, confessou Dyck.
De acordo com o investigador, “o resveratrol poderá ajudar pacientes que querem fazer exercício mas são incapazes disso por limitações físicas”, tendo capacidade de “imitar o efeito do exercício ou melhorar os benefícios do reduzido volume de exercício que conseguirem fazer”.
A investigação efetuada pelos cientistas da Universidade de Alberta foi financiada pelos Canadian Institutes of Health Research.
Clique AQUI para aceder ao estudo (em inglês).
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]