Um vinho português foi distinguido como Melhor Vinho Tinto do Ano numa lista dos 100 melhores vinhos elaborada este mês pela prestigiada revista alemã Wein Wirtschaft.
Um vinho português foi distinguido como Melhor Vinho Tinto do Ano numa lista dos 100 melhores vinhos elaborada este mês pela prestigiada revista alemã Wein Wirtschaft. Trata-se do vinho Diálogo, da Niepoort, produtora nacional de vinhos da região do Douro.
Esta é a segunda vez consecutiva o Diálogo – rotulado como Fabelhaft 2009 (“Fabuloso”) no mercado alemão – é eleito o melhor tinto do ano. O vinho, o primeiro da família dos “Fabulosos”, foi criado em 2002 e conta com um rótulo original e diferente em cada um dos países em que é vendido.
Este facto está relacionado com um desejo pessoal de Dirk Niepoort, um dos dirigentes da produtora, que decidiu recorrer “a artistas locais para ilustrar uma história adequada aos valores e sensibilidade de cada país e a sua relação com o vinho”, pode ler-se em comunicado.
A Wein Wirtschaft, publicada há mais de 20 anos e considerada uma das mais influentes e importantes revistas da área, realça que este vinho é presença assídua nas cartas dos melhores restaurantes alemães e que, sempre que aparece no mercado, é rapidamente adquirido por consumidores de perfil exigente.
Segundo os produtores, o Diálogo, à venda em Portugal, Brasil, Bélgica, Inglaterra, Espanha e Alemanha, simboliza “a alegria, a celebração, a boa comida, os bons amigos, a boa vida”, sendo um vinho “de puro prazer, elegante e que expressa a realidade do Douro e de quem o vive”.
A Casa Niepoort é dirigida por Verena Niepoort e Dirk Niepoort, a 5ª geração de uma família holandesa com tradição na produção de vinho do Porto. O primeiro vinho tinto da Niepoort foi lançado em 1993 e o primeiro branco quatro anos depois, em 1997.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]