No âmbito das comemorações da célebre Batalha de Waterloo, onde o Duque de Wellington pôs termo ao império francês de Napoleão, vai ser efetuado um leilão conduzido pela prestigiada casa Sotheby's, no qual a Porto Ferreira irá leiloar uma das mais antigas garrafas de Porto Vintage.
O evento realizar-se-á na Torre de Londres, em homenagem a Atrhur Wellesley, primeiro Duque de Wellington, uma vez que este terá sido guardião do local. A garrafa que irá ser leiloada neste monumento histórico apresenta, segundo a marca, um vinho com um aroma intenso a especiarias (canela, pimenta e gengibre), notas de madeiras exóticas, iodo e cera.
A verba apurada com a venda desta garrafa rara de Porto Ferreira reverterá na íntegra para a Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA), respeitando o espírito solidário e as preocupações sociais de Dona Antónia Adelaide Ferreira (na foto), a fundadora e gestora da empresa no século XIX, garante a marca. Existe também a possibilidade, para aqueles que desejem, de licitar por telefone.
É graças à Dona Antónia que a marca tem, hoje em dia, a oportunidade de participar no leilão com uma garrafa tão antiga. Fernando Guedes, atual CEO da empresa garante que Dona Antónia “ainda hoje é respeitada e adorada pela sua visão e filantropia”, referindo também que a “sua obra constitui um elemento incontornável na história do Vinho do Porto”.
“Esta é uma iniciativa que muito nos orgulha porque promete não só apoiar uma grande causa, mas reforçar o papel do Vinho do Porto como verdadeiro embaixador de Portugal”, conclui Fernando Guedes.