O novo hospital de Vila Franca de Xira entrou, esta quinta-feira, em funcionamento. A unidade criou mais de 100 novos empregos - um terço dos quais para médicos - e custou 108 milhões de euros para servir uma população de 245 mil pessoas.
O novo hospital de Vila Franca de Xira entrou, esta quinta-feira, em funcionamento. A unidade hospitalar, que criou mais de 100 novos empregos – um terço dos quais para médicos – e custou 108 milhões de euros, vai servir uma população de 245 mil pessoas, passando a disponibilizar as especialidades de Psiquiatria, Hemodiálise e Infecciologia até aqui inexistentes.
De acordo com um comunicado enviado ao Boas Notícias, o arranque do hospital ficou marcado pela abertura da Consulta Externa. “Os 33 novos gabinetes de consulta apresentam uma melhoria expressiva face ao anterior hospital, o que vai proporcionar aos doentes muito maior conforto e privacidade”, consideram os responsáveis.
Também neste primeiro dia entram em funcionamento os exames e análises, a medicina física e reabilitação e o hospital de dia oncológico. Quanto à atividade do bloco operatório, terá início a 2 de abril, assim como o internamento das especialidades médicas e cirúrgicas e o hospital de dia psiquiátrico.
O novo estabelecimento hospitalar é três vezes maior do que o atual hospital de Reynaldo dos Santos, apresentando uma capacidade anual para 16 mil internamentos, 8 mil cirurgias, 192 mil consultas externas, 104 mil urgências, 280 camas de internamento, 9 salas de blcoo operatório e 33 gabinetes de consulta externa.
Além disso, a instituição vai disponibilizar um conjunto de novos equipamentos como, por exemplo, a Ressonância Magnética, os Lasers de Oftalmologia, ou a Eletroencefalografia, “que trarão mais comodidade à população, evitando deslocações para fora dos seus concelhos de residência”. A conclusão do processo de transferência e funcionamento em pleno do novo hospital deverá acontecer no próximo dia 3 de abril.
Em declarações à Lusa, Carlos Rabaçal, o diretor clínico do hospital recém-inaugurado, explicou que este vai ter “capacidade de oferecer um serviço à população mais completo e em melhores condições” do que aquele que é prestado “neste momento no velhinho hospital de Vila Franca de Xira”.
O novo Hospital é gerido pela José de Mello Saúde, em regime de parceria público privada, e vai prestar cuidados de saúde às populações dos concelhos de Vila Franca de Xira, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja e Benavente,