Quantas vezes teve que sair do passeio e andar na estrada por causa de um carro mal estacionado? Para pessoas com mobilidade reduzida, esta situação pode bloquear totalmente o seu caminho.
Quantas vezes teve que sair do passeio e andar na estrada por causa de um carro mal estacionado? Para pessoas com mobilidade reduzida, esta situação pode bloquear totalmente o seu caminho. Um novo vídeo, da Associação Salvador, quer mudar esta realidade.
Segundo a informação que acompanha o vídeo – que já regista mais de um milhão de visualizações – seis em cada 10 condutores admite que estaciona indevidamente, dificultando a vida de todos os peões mas sobretudo a vida de quem tem problemas de mobilidade.
O vídeo recorre a câmaras escondidas para filmar condutores que estacionam em cima do passeio, bloqueando a passagem dos peões. Vê-se depois alguém a deixar um bilhete onde lê: "Bati no seu carro" e um número de telefone.
Os condutores não perdem tempo em contactar o número do bilhete mas no final são surpreendidos com a visita de Salvador Mendes de Almeida, tetraplégico que surge na sua cadeira de rodas. "Foi só cinco minutos" é a desculpa apresentada pela maior parte dos condutores que cometeram a infração. Cinco minutos que travaram o dia de alguém.
Além de estacionamento em cima do passeio, muitas vezes "os condutores portugueses estacionam indevidamente nos lugares de deficientes", salienta a Associação Salvador, que tem por missão promover a melhoria das acessibilidades e desenvolver projetos que melhorem a integração e qualidade de vida das pessoas com mobilidade reduzida.
"Fizemos este filme para tentar mudar as mentalidades, de quem acha que 5 minutos não afeta a vida de ninguém", diz a Associação na mensagem que acompanha o vídeo da campanha realizada pela Havas Portugal.