Em seis minutos e meio o vídeo exalta alguns dos maiores feitos de Portugal ao mundo com o objetivo de convencer os finlandeses, que estão ainda renitentes, em entrar na ajuda financeira ao nosso país.
O vídeo aborda feitos históricos, geografia, demografia e uma infinidade de factos e curiosidades que podem surpreender até os próprios portugueses.
No final do vídeo, em inglês, é recordada a ajuda que Portugal deu à Finlândia em 1940, que é classificada como “uma das maiores campanhas de voluntariado levadas a cabo em Portugal onde foram recolhidas toneladas de roupa e cereais para apoiar um país periférico, pobre e com fome…a Finlândia.”
O autarca de Cascais, Carlos Carreiras, explicou, em declarações à agência Lusa, que esta “é uma mensagem de esperança”. “Somos um grande povo e temos uma grande história”, o que o leva a “acreditar nesta geração, neste tempo e neste espaço universal”, acrescentou.
Diz ter sido “com grande satisfação” que viu “a sala, que estava cheia, de pé a aplaudir”, a mensagem que estava a passar no vídeo.
Este “é um vídeo extraordinário que gostava muito que todos os portugueses vissem, porque devemos ter orgulho em ser portugueses. Independentemente das nossas ideologias, nós temos um país que nos orgulha muito, que eu ali mostrei”, disse.
O vídeo tem sido criticado por alguns, também nas redes sociais, por conter algumas imprecisões históricas – como afirmar que Portugal foi o primeiro país do mundo a abolir a pena de morte – e também por recorrer a conquistas do passado para apelar à ajuda filandesa. Mas a verdade é que, em menos de 3 dias, o vídeo já regista mais de 275 mil visualizações no Youtube.
Veja o vídeo abaixo.
[Notícia atualizada a 08 de maio às 13h58]