"Uma Cidade Chamada Porto", um vídeo português que retrata a vida da cidade do Porto em 24 horas foi, no passado sábado, premiado na Roménia, durante a 15ª edição do "International Film Festival Document Art".
“Uma Cidade Chamada Porto”, um vídeo português que retrata a vida da cidade do Porto em 24 horas foi, no passado sábado, premiado na Roménia, durante a 15ª edição do “International Film Festival Document Art”.
O vídeo, filmado por Nuno Rocha e Victor Santos com uma câmara Sony PMW-F3 e editado por João Costa, sem quaisquer correções de cor, conquistou o “Award for The Tourism-Related Commercial”, um prémio que distinguia o melhor vídeo de promoção turística.
Em pouco mais de três minutos é dada a conhecer a Invicta, desde o amanhecer ao acordar, passando pelo “viver” até ao momento do anoitecer. Ainda de madrugada, os funcionários limpam os vestígios deixados na véspera na zona da Ribeira.
Na paisagem, salta à vista a imponente estrutura metálica da Ponte D. Luís, ícone incontornável da cidade. Pouco a pouco, o trânsito começa a intensificar-se e, à medida que o dia avança, as ruas enchem-se de pessoas – residentes e turistas, estudantes e idosos – num movimento que só abranda quando chega a noite.
“Uma Cidade Chamada Porto”, que foi também premiado, recentemente, no concurso “Portivity”, promovido pela Anje, resulta de uma parceria entre a produtora Filmesdamente e a Emílio de Azevedo Campos (E.A.C.), tendo também contado com o apoio de Emanuel Nunes, Rui Costa, Carlos Amaral, João Pinheiro e Ricardo Azevedo.