Fonte do gabinete de comunicação da Smart Portugal explicou ao Boas Notícias que esta é “uma campanha viral mundial, intitulada Mind Openers, e que está a ser divulgada em todos os países onde a marca Smart está presente”, tanto na Europa como na América do Norte e na Ásia.
A Smart filmou diferentes cenas desta campanha em várias cidades mas para esta cena em particular escolheu Lisboa por ser “uma cidade que está na moda” e onde ainda é preciso melhorar as soluções de trânsito e de comportamento nas estradas. Só em 2012, em Lisboa, foram registados mais de 700 atropelamentos.
Durante as filmagens, a equipa da Smart colocou, no Rossio, uma estrutura onde os transeuntes podiam entrar para dançar ao som de diversas músicas. A caixa estava ligada a um semáforo de peões alterado pela Smart o que fazia com que a dança dos utentes fosse transmitida, em tempo real, para o boneco do sinal.
O vídeo foi divulgado, no Youtube da marca, em meados de Agosto e regista já mais de 280 mil visualizações. No canal da Smart é possível também ver o 'making of' do anúncio (ver vídeo abaixo), com diversas imagens da baixa de Lisboa.
O objetivo da campanha, lê-se no início do vídeo, é alertar os peões para o perigo de ignorar os sinais luminosos. Durante estas filmagens, diz a Smart, o número de transeuntes que respeitou o sinal vermelho aumentou 81%.
A 13.ª edição da Semana Europeia de Mobilidade arrancou esta terça-feira e assinala-se em 1.712 cidades, entre elas 62 municípios portugueses. O tema deste ano é “As Nossa Ruas, A Nossa Escolha” e pretende envolver os cidadãos para uma mobilidade sustentável e para uma vida saudável nas cidades.
Notícia sugerida por Céu Guitart