Patrick Otema, um rapaz de 15 anos nascido no Uganda, nasceu surdo e nunca conseguiu comunicar em toda a sua vida. Num vídeo viral, Patrick aparece na sua primeira aula de linguagem gestual.
Patrick Otema, um rapaz de 15 anos nascido no Uganda, nasceu surdo e nunca conseguiu comunicar já que na região onde vive não se ensina língua gestual. Um vídeo que se tornou viral mostra Patrick a aprender a comunicar, com gestos, pela primeira vez.
O vídeo de 30 minutos, inserido num documentário do canal britânico Channel 4, já atingiu mais de um milhão de visualizações desde o início do mês. As imagens mostram a forma como o pai de Patrick comunica com o filho, numa linguagem rudimentar que não permite ter uma conversa mais complexa.
A ajuda acaba por chegar da Uganda National Association for the Deaf, uma organização sem fins lucrativos que tem vindo a dar formações de língua gestual em vários países africanos. A reportagem acompanha Raymond Okkelo, um professor de língua gestual que se desloca à cidade de Kampala para ajudar Patrick e outras pessoas surdas da região a comunicar.
Na primeira aula, juntam-se vários surdos, entre eles uma senhora com 80 anos, que aprendem ali as primeiras palavras através de gestos. Patrick é um dos alunos e mostra uma faceta nunca antes vista: a de um rapaz feliz, a sorrir e com vontade de aprender.
“A transformação de Patrick é impressionante. Parece impossível que seja o mesmo rapaz que conhecemos ontem”, refere a jornalista Kiki King junto à entrada da sala de aula.
A Organização Mundial de Saúde indica, num estudo de 2012, que a região da África subsariana tem uma das maiores taxas de perda de audição em crianças – um problema que muitas vezes resulta de doenças como malária.
Patrick, que vive numa zona remota no interior Norte do Uganda, nunca tinha aprendido a comunicar. “A maioria das pessoas surdas na África subsariana nunca aprendeu língua gestual. Como não conseguem comunicar, acabam por ficar presas nas suas próprias mentes”, explica Kiki King, jornalista do canal britânico.