A associação ambientalista WWF revelou que o Parque Nacional de Ujung Kulon (Indonésia) captou imagens de duas rinoceronte-de-java adultas na companhia das suas crias. O vídeo agora divulgado prova que a espécie continua a reproduzir-se, o que aument
A associação ambientalista WWF revelou que o Parque Nacional de Ujung Kulon (Indonésia) captou imagens de duas rinoceronte-de-java adultas na companhia das suas crias. O vídeo agora divulgado prova que a espécie continua a reproduzir-se, o que aumenta a esperança de travar a sua extinção.As imagens foram registadas por várias câmaras que se encontravam escondidas numa selva localizada no sudoeste da ilha de Java, entre os meses de novembro e dezembro do ano passado.
“São notícias fantásticas, porque antes da divulgação destas imagens, apenas estavam registados 12 nascimentos de rinocerontes-de-java ao longo da última década”, referiu Adhi Hariyadi, um dos representantes da WWF na Indonésia, em declarações à AFP.
O responsável pelo Parque Nacional de Ujung Kulon sublinha que a existência das câmaras é uma garantia de proteção para a espécie: “Os nossos guardas têm mais facilidade em mantê-los [os rinocerontes] em segurança se souberem exatamente por onde andam os animais”.
Uma das grandes ameaças à sobrevivência dos animais é a elevada probabilidade de catástrofes ambientais de que a região de Java é alvo, nomeadamente terramotos e erupções vulcânicas – o vulcão Anak Krakatau continua ativo.