A dona da cadela, Maureen Ward, residente nos Estados Unidos, confessou àquela estação televisiva que ensinou a cadela a ler, primeiro através da voz e só depois mostrando a palavra de cada ordem.
Desta forma, o animal começa a associar a palavra ao comando, fazendo com que, imediatamente, comece a obedecer à instrução aí apresentada. Neste momento, Mia só consegue interpretar palavras simples, como por exemplo 'salta', 'rebola' ou ' senta'.
Os cartazes apresentam palavras simples que correspondem a ordens
Na última semana, Maureen e Mia fizeram sucesso durante uma apresentação numa escola em Louisville, no estado de Kentucky, nos Estados Unidos.
Antes da apresentação, Maureen fez questão de baralhar os cartões para provar que a cadela estava mesmo a ler as palavras e que não se limitava apenas a seguir uma determinada ordem de comandos.
Maureen garante que pode ensinar qualquer cão a ler em apenas quatro semanas. A mulher explicou ainda ao mesmo canal que os cães, para além da rapidez, aprendem a ler de uma forma muito semelhante aos humanos, uma vez que lhes mostra as letras e ensina a pronunciação de cada uma.
Atualmente a norte-americana já está a ensinar Bower, um cão da raça Boiadeiro de Berna.
Maureen com os seus 'alunos' caninos: Mia e Bower
Notícia sugerida por Maria Pandina