De acordo com informação divulgada pelo utilizador que publicou o vídeo, que se apresenta como sendo um dos progenitores de Cooper, a criança conseguiu recuperar parte da audição graças a dois implantes coclear, dispositivos biónicos que têm sido utilizados com sucesso em pessoas com surdez neuro sensorial.
No vídeo – já com mais de 260 mil visualizações – podemos ver a criança a rir emocionada ao ouvir a voz da mãe e a apontar para o ouvido esquerdo, onde o implante foi testado pela primeira vez. Depois da primeira reação, Cooper reage, sem esforço, a todos os estímulos auditivos que a mãe e a tia – também presente – proporcionam.
De acordo com a informação divulgada pela família na página do YouTube, a maior parte das crianças que recebem este implante só consegue, numa fase inicial, distinguir determinados sons – como batidas em superfícies de madeira – por isso “foi uma sorte” Cooper ter reagido desta forma.
Já não é a primeira vez que surgem, no YouTube, vídeos que registam a reação de pessoas que receberam implantes semelhantes. Em Outubro passado, o vídeo da jovem mãe Sarah Churman, de 29 anos, surda desde nascença, a ouvir pela primeira vez, também fez sucesso online registando mais de 1.3 milhões de visualizações.