Para a salvar foi chamada a equipa de resgate da Rescue from The Hart, uma ONG que se dedica a salvar animais abandonados, que imediatamente recolheu o animal da rua. A equipa encontrou Layla muito fragilizada, a tremer de medo e magoada.
Depois de uma desconfiança inicial, Layla acabou por aceitar a ajuda e agradeceu calorosamente à equipa. Como se pode observar no vídeo, a cadela começa a lamber a fundadora da ONG, Annie Hart, que se emocionou com o gesto.
O vídeo partilhado no Youtube já tem mais de 3 milhões de visualizações e centenas de comentários de utilizadores comovidos. “Não vou mentir, sou homem mas fartei-me de chorar com este vídeo. É tão triste ver animais abandonados, magoa-me mesmo o coração”, diz o utilizador Tamek Murch.
Depois de assistida no local, a cadela foi levada ao veterinário, onde lhe foi diagnosticada uma “grave” infeção no intestino, pelo que teve que ficar hospitalizada durante duas semanas.
Durante esse período, Bray e Paul, os seus tutores temporários, visitaram Layla todos os dias. Assim que recebeu alta, a cadela foi sinalizada para adoção.
Notícia sugerida por Maria Pandina