Já não é preciso ser astronauta para 'navegar' entre estrelas e planetas. Com o novo projeto virtual 100.000 Stars qualquer um pode viajar pela Via Láctea e passar mesmo perto de milhares de estrelas.
Já não é preciso ser astronauta para ‘navegar’ entre estrelas e planetas. Com o novo projeto virtual 100.000 Stars qualquer um pode viajar pela Via Láctea e passar ao lado de milhares de estrelas.
Neste mapa interativo estão reunidas 119.617 estrelas da Via Láctea. O ‘viajante’ pode começar a aventura galática a partir do exterior da Via Láctea e ir fazendo ‘zoom’ até ficar ‘cara a cara’ com o nosso Sol.
A qualquer momento é também possível navegar para a esquerda e para a direita, e para cima e para baixo, para ter perspetivas diferentes de visão.
Quem não souber por onde começar, neste vastíssimo mapa estelar, poderá clicar na seta do canto superior esquerdo e fazer uma ‘tournée’ interativa, acompanhada de uma música celestial.
Além das imagens impressionantes, é possível clicar em mais de 80 estrelas identificadas, obtendo informação detalhada sobre esse objeto (por exemplo a que distância fica do nosso Sol e dados sobre a sua massa).
A construção do site e a recolha das imagens e dados foi feita pelo programador norte-americano Michael Chang em parceria com o Google e em colaboração com diversas outras entidades como a NASA, o Observatório Espacial Europeu e a Wikipedia.
Clique AQUI para aceder ao site 100.000 Stars.