Pela primeira vez na história, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria vai dispor de serviços de interpretação em língua gestual durante dois dias do evento. A organização decidiu adaptar a recriação histórica a uma prática que diz estar "pouco tra
Pela primeira vez na história, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria vai dispor de serviços de interpretação em língua gestual durante dois dias do evento. A organização decidiu adaptar a recriação histórica a uma prática que diz estar “pouco trabalhada em Portugal”.
A iniciativa surge no seguimento de uma estratégia de acessibilidade para todos, que começou por privilegiar a eliminação de barreiras arquitetónicas para cidadãos com mobilidade reduzida. Agora, a organização quer também atenuar os entraves a uma total inclusão da comunidade surda.
“As estatísticas nacionais e internacionais dão conta de que essa comunidade é grande e que muitas vezes não participa neste tipo de iniciativas porque não pode tirar partido delas”, declara a vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, em declarações à agência Lusa.
Por isso mesmo, “a pensar nos visitantes com necessidades especiais”, o evento vai contar com uma visita “acessível ao recinto do evento com guia e intérprete em língua gestual e um roteiro para pessoas com mobilidade condicionada”.
Por isso, para além das ações que visam melhorar o acesso dos cidadãos com mobilidade condicionada ao recinto do evento, esta edição vai também centrar as a na diminuição das barreiras comunicacionais.
Numa primeira fase, a iniciativa destina-se a um público infantil e jovem, com o objetivo de chegar mais facilmente às famílias. Assim, no dia 3 de agosto, entre as 15h00 e as 18h00, duas intérpretes de língua gestual portuguesa vão estar ao dispor dos visitantes na área temática infantil Treino de Escudeiros, nas margens do Rio Cáster.
Às 21h00 seguirão para os Pequenos Guerreiros, na subida para o Castelo, e à noite, a partir das 22h00, farão a tradução do espetáculo “O Testamento”, nos claustros do Museu Convento dos Lóios.
Para além destas ações, o dia 7 de agosto conta também com uma visita acessível pelo recinto da Viagem Medieval, a realizar entre as 14h30 e as 18h00, com guia e intérprete em língua gestual portuguesa.
As inscrições devem ser feitas por e-mail – provedor.mobilidade@cm-feira.pt – ou por telefone – 918 172 395.
Notícia sugerida por Tânia Lima