De acordo com António Dias, diretor-geral da World Life Experience “a primeira edição, já com dois meses de viagens e de tarefas efetivadas, está a ser um êxito e uma experiência de vida para o grupo de onze participantes.” Continua: “o grupo já esteve em seis cidades diferentes, de cinco países, e trabalhou no reflorestamento, em projetos de permacultura direcionados para a sustentabilidade ambiental, integrou workshops com refugiados e cooperou em projetos de reconstrução. À medida que os participantes interagem com pessoas, dos lugares que vão percorrendo, consciencializam-se da diversidade social, ambiental e cultural que existe no Mundo.”
Assim, e para todos os que anseiem viajar pelo mundo, contribuir para o planeta através de posturas e atitudes socialmente responsáveis e ambicionem colaborar na transformação social, este é o “melhor emprego do mundo”. As candidaturas, a realizar em www.worldlifeexperience.com, têm uma taxa de inscrição de 9 euros revertendo parte do montante (2,5 euros) para as ONGs associadas ao World Life Experience.
O processo de seleção, dos onze participantes da 2ª edição, será realizado por uma entidade independente, um centro de estudos de gestão e organização científica (CEGOC) que faz parte de um grupo de formação e de desenvolvimento europeu (CEGOS) que se dedica às áreas da formação, da consultoria e da seleção e recrutamento. Os candidatos deverão ter entre 21 e 39 anos de idade e cumprir um perfil concreto – ser responsável, empático, atencioso, tolerante, comunicativo, proactivo, flexível, ter um nível intermédio de inglês e desejar trabalhar em grupo. Os participantes, a escolher para a 2ª edição, serão de diversas nacionalidades e irão partilhar a viagem nas redes sociais.
A estadia, em cada cidade, será de duas semanas e terá um programa orientado para o trabalho social, através da integração em organizações locais (ONGs), e uma componente de lazer dirigida a atividades turísticas e culturais. Os 11 participantes, da 2ª edição do World Life Experience, vão realizar a viagem de 15 de janeiro a 27 de novembro de 2019, e terão 6 dias para explorar cada cidade, 6 dias para realizar trabalho voluntário com organizações locais e 3 dias de descanso em cada destino.
Sobre o processo de seleção do World Life Experience
O processo de seleção desenvolve-se em cinco etapas:
1ª – O registro da inscrição ocorre entre o início de Abril e 20 de Julho de 2018.
2ª – O pagamento do valor da inscrição (9€), do qual 28% (2,5€) será doado (são mais de 50, as entidades não governamentais internacionais a auferirem de donativos), no final de Junho de 2018.
3ª – Quando comprovado o pagamento, o World Life Experience enviará aos candidatos as instruções e os pormenores de como aceder a três questionários, indispensáveis para completar o perfil de candidatura – um sobre dados individuais, outro relativo a trabalho voluntário e conduta grupal e um terceiro sobre lógica – e participar num teste para averiguação de competências na língua inglesa. Os resultados serão comunicados a 31 de julho de 2018.
4ª – Serão duas as fases (um teste de avaliação psicológica e um vídeo de autopromoção) a superar antes da marcação da entrevista skype. Os candidatos serão notificados, individualmente a 30 de agosto, se transitam para entrevista (a realizar entre 1 e 20 de setembro de 2018).
5ª – As entrevistas, cujas conclusões serão comunicadas até 30 de setembro de 2018, antecedem a fase de qualificação individual de cada candidato.
A 30 de setembro de 2018, os 11 participantes da 2ª edição do World Life Experience serão informados, individualmente, antes de publicada a lista de nomes no site www.worldlifeexperience.com.
A viagem começará a 15 de janeiro de 2019.