A Fundação Rui Osório de Castro irá contar com o apoio do artista Alexandre Farto, internacionalmente conhecido por Vhils, e com a Underdogs para uma ação de angariação de fundos destinados aos seus projetos na área informativa e de apoio à investigação em oncologia pediátrica. Com o lançamento de uma nova edição artística de Vhils através da plataforma cultural amanhã, 17 de outubro, o artista e a Underdogs irão doar à Fundação o valor resultante da venda online de cinquenta serigrafias e dez PA (provas de artista).
Cristina Potier, diretora-geral da Fundação, refere que “Estamos verdadeiramente agradecidos pela disponibilidade e interesse do Vhils e da Underdogs em associarem-se à Fundação. Esta parceria permitirá dar a conhecer o trabalho da Fundação a um público mais abrangente e angariar fundos para os vários projetos que desenvolvemos no apoio e proteção às crianças e adolescentes com cancro, e seus pais, dando-lhes acesso a informação sobre o cancro pediátrico e também promovendo e incentivando a investigação nesta área.”
Já os parceiros desta iniciativa parecem não ter hesitado perante o desafio. O artista afirma: “fico contente por poder ajudar através do meu trabalho a Fundação Rui Osório de Castro e contribuir para algo tão importante e que poderá ajudar estas crianças e os seus familiares num período tão difícil das suas vidas.” Raul Carvalho, administrador-geral da Underdogs, acrescenta que “é sempre importante apoiar projetos de cariz solidário. Ficamos contentes em associar-nos a esta iniciativa e em poder contribuir para a missão da Fundação Rui Osório de Castro e, consequentemente, para ajudar estas crianças e os seus familiares.”
Todos os anos, a Fundação aposta em temáticas diferentes para os seus eventos de angariação de fundos. “Nos últimos anos apostámos no desporto com um Torneio de Padel, na cozinha com o Chef Miguel Rocha Vieira e na moda com o estilista Filipe Faísca.” Para além da componente de fundraising destas iniciativas, a responsável adianta ainda que a Fundação “esforça-se sempre para proporcionar um momento inesquecível às crianças com doenças oncológicas e desta vez não será diferente. Estamos a planear, em conjunto com o Vhils, um workshop com um grupo de crianças e adolescentes. A ideia será que este grupo tenha contacto com o trabalho do Vhils e participe num atelier com o artista e a sua equipa”, conclui.
Além do valor angariado pela venda das serigrafias e provas de artista, Vhils e a Underdogs vão doar também cinco HCs (provas geralmente destinadas ao editor) à Fundação e aos quatro centros oncológicos pediátricos em Portugal: IPOFG Lisboa, Hospital Pediátrico de Coimbra, IPOFG Porto e Hospital de S. João.