No primeiro mês de 2016, os envios de vestuário para o exterior somaram 267,7 milhões de euros, mais 6,1 por cento do que em janeiro do ano passado, com o crescimento a ser transversal a quase todos os mercados de exportação.
No primeiro mês de 2016, os envios de vestuário para o exterior somaram 267,7 milhões de euros, mais 6,1 por cento do que em janeiro do ano passado, com o crescimento a ser transversal a quase todos os mercados de exportação, revela a Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção.
Com exceção de França, o crescimento das exportações foi visível em Espanha (+16,1 por cento), Alemanha (+1,8 por cento), Reino Unido (+2,4 por cento), Países Baixos (+6,4 por cento) e Itália (+10,1 por cento), que, em conjunto, representaram 82,6 por cento das exportações nacionais de vestuário.
Entre os mercados em crescimento destaca-se ainda a Arábia Saudita, que aumentou as suas compras de vestuário em 262,2 por cento, e a República Checa (+307,1 por cento).
Malhas representam 10,4% das exportações
Por categoria de produto, as exportações de vestuário em malha sustentaram o aumento das exportações, com um crescimento de 10,4 por cento, para 183,7 milhões de euros.
Segundo César Araújo, presidente da direção da ANIVEC, “os números de janeiro são bastante promissores. Esperamos que esta onda positiva nas exportações se mantenha ao longo de todo o ano de 2016”.