Até setembro, os fins de semana passados no Jardim Zoológico vão desafiar os seus visitantes a participarem em imperdíveis workshops, no âmbito da campanha de conservação “Quebra o Silêncio”. Esta campanha, lançada pela EAZA (Associação Europeia de Zoos e Aquários), tem como foco as aves e, em particular, as aves de canto do Sudeste Asiático, tendo como objetivo primordial consciencializar para a eminente extinção de várias espécies de aves de canto, procurando criar condições que tornem possível a sua futura reintrodução no habitat natural.
Segundo dados das Nações Unidas e da INTERPOL, o tráfico de animais selvagens é o 4º negócio ilegal mais lucrativo do mundo, representando cerca de 223 mil milhões de euros anuais, e as aves são o seu principal alvo de transação. As aves de canto têm sofrido não só de captura excessiva para o comércio de aves exóticas, mas também para a participação em competições de canto, para a utilização na medicina tradicional e até como alimento. A nível mundial, a Indonésia é o local com maior número de espécies endémicas e cerca de 850 espécies diferentes de aves, sendo reconhecida como um hotspot de biodiversidade e como habitat de uma das taxas mais elevadas de aves ameaçadas de extinção no mundo.
O Jardim Zoológico junta-se a esta Campanha e propõe aos seus visitantes “voarem” por diversas atividades pedagógicas, de forma gratuita. Explore o mundo da criatividade no workshop “Dê Asas à Imaginação”, onde os participantes vão poder criar binóculos em material reciclado e origamis com a silhueta de um Mainá-do-bali (a ave canora que pode conhecer no Jardim Zoológico, como embaixadora da Campanha). Envolva-se no Laboratório Interativo “Aves em 3D” e conheça a anatomia, bem como as características das aves, através de um programa a 3 dimensões. Ou dê azo à sua faceta artística no Atelier de Desenho “Dê vida à Floresta”, onde poderá observar aves de “(A)belharuco a (Z)arro”. Estas e tantas outras surpresas estão reservadas e vão permitir que os visitantes desenvolvam os seus conhecimentos sobre aves e o respeito pela natureza.
Neste verão, celebre a biodiversidade em família no Jardim Zoológico e contribua para “cantar aos sete ventos”, sobre a necessidade premente de conservar as aves de canto.