Em França, o vencedor do prémio do Euromilhões no valor de 72 milhões de euros, em Feveriro, vai doar dois terços do montante a associações solidárias daquele país.
Em França, o vencedor do prémio do Euromilhões no valor de 72 milhões de euros, em Feveriro, vai doar dois terços do montante a associações solidárias daquele país. Mantendo sempre o anonimato, o homem faz questão de distribuir 50 milhões de euros daquele que é um dos maiores valores alguma vez conquistado.
O boletim de aposta vencedor foi validado em Haute-Garonee, no sudoeste de França, sendo apenas reclamado alguns dias depois de conhecida a chave sorteada. Em jogo estavam 72.149.579 euros que, agora, três meses volvidos, o premiado quer dividir por cerca de uma dezena de instituições sociais do seu país.
Segundo a entidade francesa responsável pelos jogos da sorte, citada pela AFP, trata-se de um homem com cerca de 50 anos de idade, sem filhos, com uma forte “fibra solidária”. Apesar da oferta, o “generoso doador anónimo” pretende seguir com “atenção o que irá acontecer com os fundos”.
Este valor conquistado no Euromilhões corresponde ao sétimo maior prémio alguma vez atribuído em França desde o início da iniciativa, pelo que não é a primeira vez que um francês vencedor do Euromilhões se associa a ações de solidariedade.
Há, inclusive, o exemplo do detentor do recorde do prémio – 169 milhões de euros -, que, em Novembro de 2012, criou uma fundação de caridade.
Notícia sugerida por Elsa Martins, António Resende e Raquel Baêta