A ideia inovadora do designer português Ricardo Afonso tornou-se realidade. Uma empresa norte-americana criou uma plataforma digital totalmente transparente, à semelhança do protótipo virtual do artista.
A ideia inovadora do português Ricardo Afonso tornou-se realidade. A multinacional norte-americana Polytronix criou uma plataforma digital móvel totalmente transparente, à semelhança do protótipo virtual do jovem designer.
A empresa subsidiária do grupo norte-americano Polytron Technologies, sedeada em Taiwan, lançou o protótipo daquela que poderá ser a próxima geração de smartphones.
O grupo espera lançar brevemente nos mercados o primeiro smartphone transparente do mundo, num formato muito semelhante ao que foi idealizado pelo designer português Ricardo Afonso que desenhou um iPad transparente, como avançou, no início do mês, o Boas Notícias.
Com meio centímetro de espessura, o ecrã tem a capacidade de se tornar opaco quando se encontra desligado. Esta característica está associada aos produtos inovadores da Polytron Technologies, que criou vários projetos com vidros interativos e que têm a capacidade de assumir cores e de divulgar mensagens.
A interatividade é estabelecida pelo toque em apenas de um dos lados do telemóvel, sendo que a visualização de conteúdos poderá ser feita tanto na parte da frente como na parte de trás do aparelho.
O smartphone transparente será também apresentado com um vidro resistente a quedas e a riscos, mais leve do que o iPhone 5 e com um ecrã maior de 4,3 polegadas.
Polytron deu destaque ao projeto de Ricardo Afonso
Na verdade, o projeto de Ricardo Afonso não é desconhecido da multinacional norte-americana. A própria Polytron Technologies divulgou, no seu Facebook, o vídeo de apresentação do modelo de Ricardo, com uma legenda onde a multinacional elogia a inovação do projeto apontando-o como um exemplo.
Contactado pelo Boas Notícias, Ricardo Afonso explica que não tinha conhecimento do projeto da Polyton nem da partilha que a empresa fez do seu vídeo mas admite ficar “muito contente” se o seu projeto “servir de inspiração para qualquer empresa no desenvolvimento deste tipo de equipamentos”.
“No fundo, um dos meus objetivos do vídeo que fiz é estimular a imaginação das pessoas para o que poderá surgir em breve na área dos dispositivos eletrónicos”, acrescenta.
Smartphone transparente chega ao mercado em 2014
A empresa refere que o projeto está na sua primeira fase, mas espera que a comercialização do smartphone seja feita a partir do final do próximo ano, com um preço inferior ao do famoso iPhone.
O protótipo está concebido em termos de hardware mas ainda não tem um software associado à sua comercialização. A empresa revela que já muitas empresas se mostraram interessadas em desenvolver o sistema operativo deste projeto.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]
Comentários
comentários