A décima terceira edição do Festival conta com a participação de mais de uma dezena de tasquinhas que, além do tradicional prato de caracóis cozidos, apresentarão novos pratos confecionados com gastrópodes.
Favada de Caracoletas, Rissóis de Caracol, Macedónia de Caracoleta com Maionese, Caldeirada de Caracoletas, Empada de Caracoleta, Caracoleta à Escabeche, Caracoleta de Caril, Caracoleta à Sevilhana, Pão de Caracol ou Bacalhau com Caracóis são algumas das novidades gastronómicas. Este ano haverá ainda outra novidade: o Bolo Oficial do Festival do Caracol Saloio.
Além dos novos pratos, a animação musical também terá presença constante com os grupos Kris Rosa & Zé Carolino, Carlão, Trio Maravilha, Kamané, Banda Classe e Nelo Ribeiro, autor e intérprete do Hino do Festival.
Paralelamente ao Festival estará patente a Arte Loures – Feira de Artes e Ofícios, que se realiza no espaço envolvente ao Pavilhão Paz e Amizade e tem como objetivo promover e divulgar o artesanato nas suas diversas vertentes, desde o tradicional ao urbano.
À semelhança do ano anterior, existirá também um espaço para os mais novos, dinamizado pela Casa do Infantado – Associação Crescer Ser, com diversas atividades de entretenimento para as crianças enquanto os pais saboreiam os gastrópodes.
Em comunicado, a câmara de Loures salienta que o Festival do Caracol Saloio tem crescido de ano para ano, tendo atingido, em 2011, os 70 mil visitantes em 12 dias, que consumiram 13 mil e 100 quilos de caracóis e, aproximadamente, 26 mil litros de bebidas.
Consulte AQUI o cartaz do festival.