“O meu sonho era ir aos Jogos Olímpicos e tornou-se realidade”, conta Rita Gonçalves à agência Lusa.
Esta é a 3ª qualificação de velejadores portugueses para os Jogos Olímpicos e foi conseguida com a classificação da tripla na prova de repescagem em 7º lugar. A dupla Álvaro Marinho e Miguel Nunes já tinha garantido lugar na categoria de 470 masculino e Sara Carmo em Laser Radial.
“Foi um campeonato muito comprido em que houve altos e baixos. Mantiveram um bom ritmo num campo de regatas difícil e acreditaram até ao fim que era possível o apuramento. Fizeram um bom trabalho e acabámos por ter a 'estrelinha' connosco”, afirmou Diogo Barros, treinador das jovens.
Nas restantes classes, João Rodrigues foi 10º e 9º nas duas regatas de RS:X realizadas, caindo para a 13ª posição da classificação geral.
Já no Star, Jorge Lima e José Luís Costa ocupam a 24ª posição na classe 49er, tendo sido 10ºs, 8ºs e 10ºs nas três regatas realizadas, seguidos de Bernardo Freitas e Francisco Andrade que foram 11ºs, 15ºs e 19ºs.
Rui Silveira foi desclassificado na primeira regata de Laser Standard, conseguindo alcançar o 40º lugar na segunda que o passou para 130º classificado da geral.
Nestes Mundiais de vela, Portugal está representado num total de oito classes. A competição conta com mais de 1.100 velejadores, de 79 países, e garante a qualificação de 75% das frotas para os Jogos Olímpicos de 2012.