“Se tudo correr como espero, posso partir para Portugal nas próximas duas semanas”, anunciou Laura Dekker no blogue oficial citado pelo The Guardian.
A ser bem sucedida Laura Dekker irá superar o recorde da australiana Jessica Watson de 16 anos que se tornou este ano na mais nova velejadora a circum-navegar o globo a solo.
Laura foi notícia no ano passado, ao tentar iniciar a viagem em volta do mundo a solo. A tentativa foi travada por um tribunal já que tinha apenas 13 anos. Na altura a situação provocou um intenso debate sobre a responsabilidade parental em deixar um adolescente sozinha fazer a travessia em busca de um recorde.
Desde então a jovem tem estado sobre observação estatal. Em dezembro tentou fugir para as Antilhas mas acabou por ser encontrada.
O Conselho de Proteção da Criança tentou argumentar que ela não tinha consciência dos riscos relacionados a uma volta ao mundo solitária em seu veleiro “Guppy”.
“Várias pessoas expressaram sua opinião e julgamentos a meu respeito, mas eles não me conhecem. Eu acho isso uma pena”, declarou Laura Dekker no seu site na internet, afirmando saber usar o leme sozinha desde os quatro anos.
Esta semana o tribunal não se pronunciou sobre o direito da jovem de desafiar o perigo, mas limitou-se a recusar estender por mais um ano a ordem de custódia que a agência holandesa de protecção infantil detinha sobre Dekker e que a impedia navegar sozinha.
A navegadora tem um novo veleiro de dois mastros e 11,5 m. Conta com o apoio dos pais desde o início. Dekker nasceu em um porto da Nova Zelândia durante uma volta ao mundo de sete anos realizada pelos seus pais num veleiro.
Segundo a AFP, a Laura ganhou sua primeira embarcação aos seis anos e, aos 11, navegou sozinha durante sete semanas.