Afonso Domingos e a sua tripulação sagraram-se, este sábado, campeões do Mundo de vela, na classe de Platu 25, numa prova disputada na Ria de Muros-Noia, na Corunha, em Espanha.
Afonso Domingos e a sua tripulação sagraram-se, este sábado, campeões do Mundo de vela, na classe de Platu 25, numa prova disputada na Ria de Muros-Noia, na Corunha, em Espanha. Os portugueses cortaram a meta empatados com o italiano Sandro Montefusco, mas a prestação nas regatas anteriores deu a vitória à equipa do Credite EGS.
“Foi um Mundial difícil em termos meteorológicos, com o vento muito instável na direção e intensidade. No entanto, sempre que soprava mais forte, sentiamo-nos mais confortáveis”, conta, em comunicado, o tático Afonso Domingos.
A tripulação a bordo da embarcação vencedora contava ainda com Hugo Rocha – medalhado nos Jogos Olímpicos de Altanta de 1996 -, Renato Conde e Gilberto Conde, entre outros. “Foi um campeonato de alto nível e foi tudo decidido na última regata. Vou feliz com o resultado e com a organização da prova”, afirmou Afonso Domingos.
A prova decorreu no passado sábado, na Ria de Muros-Noia, em Espanha, e acabou com um empate entre os portugueses do Credite EGS e os italianos do Euz II, de Sandro Monteusco, mas os primeiros lugares em regatas anteriores deram a vitória a Portugal. O veleiro E Para Comer Lugo, do espanhol Gonzalo Araujo, foi terceiro classificado na geral.
Segundo a Federação Portuguesa de Vela, para Hugo Rocha, esta é uma época de sonho, dado que o atleta soma agora o terceiro título mundial, depois dos triunfos em ORC e em J80.
Os restantes portugueses presentes – o Cheers 25, de Diogo Pontes, e o Terceira Idade, de Pedro Barbosa – terminaram em 13º e 21º, respetivamente.
Notícia sugerida por Elsa Fonseca