passado dia 17 de abril do Padrão dos Descobrimentos, em Belém, rumo ao
estágio de preparação para o Campeonato Francês de Vela Oceânica a solo.
Na cerimónia de partida, Lobato foi ainda distinguido com a Medalha de
Honra ao Mérito Desportivo, atribuída por Laurentino Dias, Secretário de
Estado da Juventude e do Desporto.
O português vai disputar as diversas regatas do campeonato francês de solitários à vela a bordo do novo veleiro ROFF/Tempo-Team, uma embarcação de topo que já tem provas dadas em diversas competições. “Ainda estou a adaptar-me ao novo barco, mas já percebi a ótima performance, especialmente em ventos fortes”, referiu o velejador ao Diário de Notícias, antes de partir rumo a França.
Entre os meses de maio e outubro, Francisco Lobato participará nas regatas La Solitaire du Figaro, uma rota entre França, Espanha e Irlanda, e La Cap Istambul France.
Recorde-se que Francisco Lobato venceu a Transat 2009, a prova de travessia do Atlântico, também a solo. Este ano, o português alcançou já bons resultados, nomeadamente na regata Les Sables d’Olonne, disputada em março, onde ficou classificado em primeiro lugar na categoria de novatos e em nono da classificação geral.
Para o Campeonato Francês de Vela Oceânica a Solo, o objetivo é apenas um: “ficar em primeiro lugar na classe de bizuths (estreantes na classe Figaro)”, refere Francisco Lobato, em comunicado oficial.
Miguel Ramalho, administrador da BIZ, uma das entidades que patrocinam o atleta português, explica no mesmo comunicado que “a razão pela qual acompanhamos o Francisco desde a Transat 2009 é porque pretendemos apoiar jovens que se distinguem em modalidades que nem sempre são muito divulgadas. O Francisco é um vencedor, provou-o ano passado e vai prová-lo novamente este ano”.
[Notícia sugerida pela utilizadora Ana Luísa Nóbrega]