O velejador Hugo Rocha sagrou-se campeão nacional da classe J80, na passada segunda-feira, em Marselha, França. Este é o segundo título mundial que o português alcança num espaço de 15 dias, depois de ter vencido na classe B de ORC, em Ancona, Itália
O velejador Hugo Rocha sagrou-se campeão nacional da classe J80, esta segunda-feira, em Marselha, França. Este é o segundo título mundial que o português alcança num espaço de 15 dias, depois de ter vencido na classe B de ORC, em Ancona, Itália.
Em Marselha, o português fez tripulação com uma equipa internacional formada por Pavel Savenko, Alex Semenov, Francsisco Palácio e David de la Plazza, com quem nunca tinha trabalhado antes. A experiência correu bem e os resultados alcançados deram provas de uma sintonia perfeita entre os tripulantes.
“Somos uma equipa nova, nunca tínhamos navegado juntos. Dois dos tripulantes vêm de São Petersburgo, na Rússia e outros dois são espanhóis. Treinámo-nos sozinhos, participámos todos em campeonatos mas nunca em conjunto”, conta Hugo Rocha, em comunicado da Federação Portuguesa de Vela.
A experiência correu bem e os resultados alcançados deram provas de uma sintonia perfeita entre os tripulantes. “Começámos por ter alguns problemas de manobra mas melhorámos e conseguimos bons resultados”, revela o velejador.
Em Itália, na prova que decorreu no final de Junho, o velejador alcançou também o título mundial como tático do Scugnizza, De Vicenzo de Blasio.
Hugo Rocha é natural de Faro, tendo nascido em Abril de 1972 e iniciado a prática de vela com apenas 10 anos, nas escolas da Direção Geral de Desporto. O seu gosto pela modalidade não para de crescer desde essa altura e, até à data, Hugo já conquistou vários títulos a nível nacional e em regatas internacionais.
Em 1996, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, nos EUA, Hugo conquistou a medalha de bronze na classe 470, numa dupla formada com Nuno Barreto. O título olímpico veio pôr fim a um período de 36 anos em que Portugal não arrecadava qualquer medalha nesta modalidade.
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes