O atleta português com mais presenças em Jogos Olímpicos ganhou assim o direito de ver o seu nome inscrito no “Guiness”, como a travessia mais longa jamais conseguida em prancha à vela (windsurf), numa só etapa.
O velejador partiu terça-feira (06:30) ao nascer do Sol e navegou ao longo de 160 milhas e de quase 12 horas sem parar, cumprindo um sonho de há muito tempo.
A iniciativa integrou o programa das comemorações do 40.º aniversário da criação da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, a primeira reserva natural de Portugal.
O velejador madeirense foi acompanhado pelas embarcações Freira-do-Bugio e pelo navio patrulha da Marinha Portuguesa Cacine. A dar apoio, já mais perto das ilhas Selvagens, esteve também o veleiro Búteo.
João Rodrigues foi campeão e vice campeão do Mundo de windsurf, em 1995 e 2008, tetracampeão Europeu, conta com 121 internacionalizações e 51 medalhas conquistadas em competições internacionais – 22 de ouro, 16 de prata e 13 de bronze.
Desde ontem, a página oficial do Facebook de João Rodrigues encheu-se de mensagens de reconhecimento ao atleta. Clique AQUI para aceder.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]