O Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, vai assinalar, esta quarta-feira, o Dia Mundial do Teatro com a peça "As Barcas", recriada a partir de textos de Gil Vicente. A entrada para assistir ao espetáculo tem o custo simbólico de um euro.
O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, vai assinalar, esta quarta-feira, o Dia Mundial do Teatro com a peça “As Barcas”, recriada a partir de textos de Gil Vicente. A entrada para assistir ao espetáculo tem o custo simbólico de um euro.
De acordo com um comunicado do TAGV, a exibição desta peça, que “toma como base os textos das barcas de Gil Vicente (Auto da Barca do Inferno, Auto da Barca do Purgatório e Auto da Barca da Glória) insere-se também na XV Semana Cultural da Universidade de Coimbra, estando agendada para as 21.30h.
“As bases criativas desta obra centram-se no trabalho de transformação dos conceitos e da linguagem textual num dispositivo performativo com enfoque na expressão física”, explica a organização.
Segundo o autor do espetáculo, João Miguel Garcia, “os textos e as ideias do autor e fundador do teatro português [Gil Vicente] alimentaram a criação e foram transformadas numa obra por onde as palavras se inscreveram nos corpos, implicando-os nos tempos e nos espaços nos quais habitam”.
O encenador, escritor, artista plástico e performer iniciou a sua carreira nos anos 1990, tendo, entretanto, sido estabelecido “como um marco fundamental do panorama cultural e especificamente no tema da renovação da linguagem teatral do fim do século vinte em Portugal”, conclui o TGAV.