São consideradas pequenas obras de arte devido ao seu minucioso processo de fabrico e de decoração. Podem ter forma de bebés, cenouras, cerejas, ervilhas, flores ou mesmo leitões, entre muitas outras, e são um símbolo inconfundível da Páscoa e um dos produtos icónicos da Arcádia. De 26 a 28 de março, vai ser possível assistir ao vivo à pintura das Drageias de Licor Bonjour na loja mais antiga da marca, na Rua do Almada nº. 63, no Porto.
Durante três dias, entre as 09h30 e as 18h, quatro “bordadeiras” – termo técnico que se aplica às colaboradoras que se dedicam à decoração daquele produto – vão mostrar como se faz o trabalho minucioso de pintar, uma a uma, as icónicas drageias. Por ano, são vendidas mais de 20 toneladas destas amêndoas artesanais.
Trata-se de um processo de fabrico único em todo o mundo que é mantido na Arcádia já há três gerações, afirmando-se como um dos mais importantes patrimónios históricos desta empresa portuguesa de fabrico artesanal. A receita foi trazida de Paris pelo fundador da Arcádia, Manuel Pereira Bastos, avô dos atuais administradores, Margarida e João Bastos.
Durante todo o ano há um conjunto de 20 pessoas que se dedicam diariamente ao fabrico destas drageias artesanais. Até estarem preparadas para serem cuidadosamente pintadas à mão, as Drageias de Licor Bonjour passam por várias fases durante dois meses. Apenas depois deste período de tempo é que as artesãs se debruçam nos tabuleiros e iniciam o delicado e meticuloso método de decoração e “bordado” da drageia.