Para além das emissões em tempo real das auroras, o site AuroraMAx tem também um arquivo com centenas de fotos deste fenómeno que, durante o Inverno, ilumina os céus noturnos daquela cidade. O site tem também um arquivo de todos os vídeos emitidos em tempo real.
Em Yellownife, no Inverno, ocorrem auroras boreais quase todos os dias. A única exceção durante o ano ocorre entre Maio e Agosto, por serem períodos onde os dias têm uma duração muito longa, por vezes ininterrupta, devido às altas latitudes da região. Em contrapartida, um dos efeitos sazonais mais notáveis reflete-se em invernos escuros e prolongados.
As auroras boreais ocorrem devido ao impacto das partículas de vento solar na alta atmosfera terrestre, canalizadas pelo campo magnético da Terra. O mesmo fenómeno também ocorre no hemisfério sul, onde é conhecido por aurora austral.
O projeto resulta da colaboração entre James Pugsley, astrónomo amador e presidente da “Astronomy North Society”, a Universidade de Calgary, a Agência Espacial Canadiana e o observatório da cidade de Yellowknife.
Mais informações aqui.