Durante duas semanas, mais de 90 jornalistas de todo o mundo testaram três tipos de camião, movidos a combustíveis alternativos, apresentados em Gutenbrugo na Suécia.
O objetivo, diz Lars Mårtensson, Diretor Ambiental da Volvo Trucks, citado pelo Expresso, é mostrar que estes são “veículos eficientes que estão a aproximar-nos de uma solução para o transporte sustentável”.
As vendas de camiões híbridos diesel/metano arrancou na primavera, enquanto o bio-DME (dimetil éter) – produzido a partir do licor negro, procedente do fabrico da pasta de papel – é um combustível ainda em testes de campo.
A marca sueca apresentou também o Volvo FE Hybrid, destinado sobretudo a operações de distribuição urbana e recolha de lixo, ou seja, utilizado em troços de paragens e arranques frequentes.
Resta agora resolver alguns problemas sobretudo ao nível das redes de abastecimento de combustíveis alternativos ainda não implementadas, e também no aumento da capacidade das baterias dos camiões híbridos.
Em relação à produção de bio-DME, a partir do licor negro, ainda em fase experimental, são necessárias também soluções mais sustentáveis já que este combustível depende da capacidade de produção de papel, ligado ao abate de florestas.
“É importante para nós como empresa fazer lobby em nome dos combustíveis alternativos e chegar a soluções que reduzam o impacto dos transportes sobre o clima. Esta é uma questão crucial para o meio ambiente e uma sociedade sustentável “, admite o sueco Lars Mårtensson, que responde pelo pelouro do Ambiente e que o Expresso cita.
Sendo a Volvo uma das maiores produtoras de veículos pesados do mundo, tem responsabilidades acrescidas no que diz respeito à diminuição da poluição proveniente dos transportes rodoviários.
[Esta notícia foi sugerida por Vítor Fernandes]