Comer uma a duas porções de brócolos cozinhados ao vapor por dia pode ajudar os asmáticos a respirar normalmente e evitar a deterioração das suas condições de saúde.
Comer uma a duas porções de brócolos cozinhados ao vapor por dia pode ajudar os asmáticos a respirar normalmente e evitar a deterioração das suas condições de saúde. A conclusão é de um estudo australiano que revela que os vegetais crucíferos em geral trazem benefícios importantes na proteção dos pulmões.
De acordo com a investigação desenvolvida pela Universidade de Melbourne, na Austrália, recentemente dada a conhecer, a ingestão de vegetais como couves, alfaces, couves de bruxelas, couve-flor e couve chinesa reduz e é mesmo capaz de reverter os danos pulmonares.
As conclusões obtidas pelos cientistas, coordenados pela estudante Nadia Mazarakis e o professor Tom Karagiannis, poderão vir, no futuro, a introduzir alterações nos tratamentos usados em casos de asma e outros problemas respiratórios.
“Testes laboratoriais mostraram que o consumo de brócolos modifica a constituição das vias respiratórias e pode tornar a respiração mais fácil para aqueles que sofrem de asma e alergias”, explica Mazarakis em comunicado, acrescentando que “os bloqueios nas vias respiratórias foram revertidos quase totalmente” nas experiências conduzidas.
Segundo a investigadora, “a utilização dos brócolos para tratar a asma poderá também ajudar pessoas que não respondem bem aos tratamentos tradicionais”, embora, para já, e dado que este trabalho está ainda em fase experimental, é recomendável que os pacientes “continuem a seguir os conselhos médicos habituais”.
A descoberta, que integra uma investigação na área da saúde que procura incorporar nas prescrições médicas tratamentos relacionados com a dieta, vai ser apresentada em breve por Nadia Mazarakis na conferência internacional Undergraduate Research Conference about Food Safety que decorrerá em Shangai, na China.