Na sua 32ª e - muito provavelmente - última missão, o vaivém norte-americano Atlantis transporta seis astronautas que levarão suprimentos, peças e um novo laboratório russo para a Estação Espacial Internacional (EEI).A descolagem teve lugar na passad
[Foto: NASA]Na sua 32ª e – muito provavelmente – última missão, o vaivém norte-americano Atlantis transporta seis astronautas que levarão suprimentos, peças e um novo laboratório russo para a Estação Espacial Internacional (EEI).A descolagem teve lugar na passada sexta-feira e decorreu sem qualquer problema aparente. Atlantis deverá chegar ainda hoje à EEI.
De acordo com a agência EFE, o Atlantis leva até à EEI um compartimento de carga e um módulo de pesquisas científicas construído pela agência espacial russa, que trará espaço adicional de armazenamento e um novo ponto de acoplamento para as naves russas.
Também transporta víveres para os ocupantes da Estação, seis baterias para a viga central do complexo, uma antena, peças de reposição para o braço robótico da estação e outros equipamentos.
A frota de vaivém da NASA – que, além do Atlantis, inclui o Discovery e o Endeavour – está operacional desde a década de 80, mas prevê-se que o fim do seu funcionamento aconteça já no final deste ano, já que o presidente Barack Obama anunciou uma nova política de exploração espacial que pretende levar astronautas além da EEI, em direção a asteroides e Marte.
Uma vez que os vaivém não podem cumprir esse papel, o transporte de astronautas da EEI deverá ser garantido por outras empresas privadas, para que a NASA concentre os seus esforços no desenvolvimento de veículos que possam atingir maiores distâncias.
Assim, a NASA agendou apenas mais duas missões para os seus vaivém – o Discovery parte em setembro e o Endeavor é lançado em novembro.