A partir do próximo sábado vai voltar a ser possível, como diz o ditado, "ver Braga por um canudo". Depois de 12 anos, o monóculo centenário do Bom Jesus de Braga foi reparado e vai permitir a todos observar gratuitamente a paisagem.
A partir do próximo sábado vai voltar a ser possível, como diz o ditado, “ver Braga por um canudo”. Depois de 12 anos, o monóculo centenário do Bom Jesus de Braga foi reparado e, pelo menos nos primeiros tempos, vai permitir a todos observar gratuitamente a paisagem que se estende até à costa litoral.
Foram muitos os pedidos para trazer de volta este ícone local – que originou uma frase que ultrapassou as fronteiras geográficas de Braga e se estendeu por todo o país – tendo sido inclusivamente criada no Facebook uma página de bracarenses ansiosos por voltar a ver a cidade “por um canudo”. Agora, o desejo vai, finalmente, concretizar-se.
Em declarações ao Jornal de Notícias, João Varanda, presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte (CBJM), explicou que “o monóculo estava fora de serviço desde há 12 anos para cá” e que “em princípio vai ficar à disposição da população no próximo sábado, se o tempo assim o permitir”.
A demora deveu-se à necessidade de encontrar um sistema de lentes compatível com o equipamento, “praticamente centenário”. Após ter sido encontrado um fornecedor indiano, o monóculo, um dos primeiros telescópios panorâmicos de Portugal, foi reparado e entrará agora numa nova fase da sua vida.
Nos anos 80, eram muitos os curiosos que acorriam ao cimo do Bom Jesus para espreitar a vista. À data, utilizar o monóculo custava 20 escudos. Por agora, os bracarenses e turistas poderão desfrutar da paisagem sem quaisquer custos.
[Notícia sugerida por David Ferreira]