Um dos momentos mais decisivos na vida de uma start-up é o encontro entre os empreendedores e potenciais investidores. O crescimento de um negócio depende muitas vezes do aumento de capital e o sucesso desta operação está apenas nos 3 a 5 minutos de pitch. Além de uma boa ideia, é essencial entender o que os investidores consideram mais relevante, para tornarem o seu projeto irrecusável.
Frederico Santos, responsável pelas áreas de incubação e Minimum Viable Products (MVPs) na Bright Pixel, explica que “para investir o seu dinheiro, o investidor precisa de saber que há mais do que uma boa ideia. Um bom pitch é uma apresentação simples e concisa que atrai pela ideia inovadora, que retém pela diferenciação dos concorrentes e se distingue pela ambição e capacidade de execução da equipa”.
Na hora de investir, não há fórmulas mágicas, mas há algumas regras de ouro que não podem ser esquecidas. A Bright Pixel, estúdio de start-ups que já investiu mais de 6 milhões de euros em mais de uma dezena de start-ups, nos últimos dois anos, partilha cinco conselhos para um pitch infalível:
- Conheça a audiência: Ponha-se no lugar do investidor. O empreendedor deve conhecer o background dos investidores com quem vai falar e perceber quais as características da start-up que a fará entrar nos seus portefólios de investimento. Se o pitch for para pessoas da área, poderá entrar em detalhes, caso contrário deve apresentar conceitos mais simples;
- Use uma apresentação: Apesar do que Steve Jobs dizia, recorra sempre a uma apresentação. A maioria das pessoas precisa de um suporte visual para reter as mensagens-chave e os investidores não são exceção. Também ajudará o empreendedor na estruturação das ideias e do discurso, devendo seguir uma linha de pensamento que cubra os principais tópicos: a necessidade, a solução, o modelo de negócio, a análise de mercado, os fatores diferenciadores, o estado atual de desenvolvimento do projeto, os resultados esperados e a equipa;
- Crie um bom storytelling: A apresentação deve conter as informações essenciais sobre o negócio, mas não basta. As pessoas lembram-se melhor de uma boa história do que de factos aleatórios ou soluções. Assim, foque-se também na história do negócio, mas sem grandes exageros;
- Pratique, pratique, pratique: É importante que não pareça que o discurso foi ensaiado e memorizado, mas que esteja tão interiorizado que saia naturalmente na hora H. É igualmente importante que também a linguagem corporal mostre uma postura confiante. Se necessário, grave ou peça aos amigos para darem opinião;
- Interaja com o investidor: Depois da apresentação, preste atenção às questões que lhe colocarem e peça feedback para perceber o que fez bem e o que ainda tem a melhorar. Cada momento será único, pelo que cada oportunidade de investimento será também uma oportunidade de aprendizagem.
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